sábado, 31 de março de 2012

Beija-flor


Também conhecido por colibri, existem muitas espécies de beija-flores que podemos encontrar em diversas partes do mundo. Este pássaro tem este nome curioso porque a sua alimentação baseia-se especificamente no néctar proveniente das flores, dando a parecer que está a beijá-las.
Ele é uma das aves mais pequenas de todo o reino das aves, pois o seu tamanho ronda sensivelmente os 10 centímetros. O seu peso ronda as 6 gramas, pelo que percebemos logo a fragilidade deste animal, talvez como uma flor até.

Tem uma capacidade visual bastante refinada, conseguindo assim distinguir cores. Como dissemos, a alimentação do beija-flor ou colibri é praticamente o néctar das flores, contudo ele também pode comer alguns pequenos insectos como moscas e formigas.

quarta-feira, 28 de março de 2012

Catatua

A catatua é uma ave que se assemelha bastante aos papagaios em termos de aspecto físico, especialmente o seu bico que é quase igual. Elas têm uma crista que se mexe consoante as emoções da catatua.

É uma ave que faz muito barulho. O seu corpo é robusto o suficiente para se conseguir empoleirar e trepar árvores sem qualquer dificuldade. Estas aves são mais encontradas na zona Asiática, contudo muitas lojas de animais têm estas à venda.

sábado, 24 de março de 2012

Codorniz

A codorniz, tal como as galinhas, é uma ave fácil de domesticar. Tanto a sua carne como os seus ovos são popularmente utilizados como alimento para as pessoas. Em relação à alimentação da própria codorniz, esta baseia-se em sementes e pequenos insectos fáceis de digerir.

A cor das penas da codorniz faz dela uma ave difícil de distinguir da natureza caso esta não esteja em cativeiro. Ela também é famosa pelo seu cantar lindíssimo, pelo que a única forma de encontrar uma codorniz selvagem é seguindo os sons que imite.

sexta-feira, 23 de março de 2012

Coruja


As corujas são aves nocturnas que estão divididas em várias espécies diferentes (como o popular mocho). Alimentam-se essencialmente de pequenos mamíferos e insectos. Um pouco como as serpentes, as corujas engolem a presa por inteiro e depois expelem os ossos (no caso de mamíferos vertebrados).
Existem várias ideias sobre as corujas. Alguns diziam que a coruja previa a morte quando começasse a piar constantemente, algo que é muito representado nos filmes. Uma coisa certa é que as corujas são o símbolo da sabedoria e da inteligência.

Outra curiosidade sobre as corujas é que estas conseguem torcer o pescoço de tal forma que conseguem ficar com a cabeça virada ao contrário. Se esta ave estiver por perto, é certo o número de animais roedores reduzirem.

terça-feira, 20 de março de 2012

Dodó

Esta ave não voadora já se encontra extinta à alguns séculos contudo existe muitas informações sobre estas em documentos históricos. Diz-se que a sua extinção derivou do facto de serem fáceis presas por não conseguirem voar.

Existe uma outra teoria que indica que devido à destruição de uma certa árvore que fornecia as frutas e sementes que faziam parte da alimentação do dodó, ele acabou por ficar extinto. O dodó não conseguia voar pois possuía umas asas muito curtas e um bico pesado.

Cuco

Esta ave curiosa é muito conhecida pelos antigos relógios de cuco que disparam uma figura (um cuco ou não) como uma espécie de alarme. Em relação ao pássaro em si, este é de porte pequeno e de peso igualmente reduzido.

O cuco costuma colocar os seus ovos nos ninhos de outras espécies, o que por vezes lhes corre mal quando se trata de um ninho de uma espécie agressiva ou simplesmente mais forte. A sua alimentação baseia-se em pequenos insectos fáceis de digerir.

sábado, 17 de março de 2012

Flamingo

O Flamingo é uma das aves que têm patas muito compridas. O tamanho total dos flamingos ronda os 130 centímetros, dependendo essencialmente das suas idades. A sua alimentação baseia-se em algas essencialmente, mas também come alguns crustáceos de tamanho pequeno.

Preferem as zonas aquáticas mas também gostam do calor. Eles vivem sempre em bandos, pelo que é quase impossível encontrar um flamingo sozinho. É possível encontrá-los na Ásia, América do sul e África.

sexta-feira, 16 de março de 2012

Gaivota

Trata-se de uma ave que também abrange os animais marinhos. Podem ser de tamanho consideravelmente grande, mas sempre brancas ou cinzentas. O seu bico forte permite caçar vários tipos de peixes e transportá-los.

Apesar do que se diz, as gaivotas são costeiras, pelo que raramente andam pelo alto mar. Elas preferem ficar na costa e por vezes até se afastam do mar para mudarem de ares ou para tentarem caçar algo que não esteja na água.

quinta-feira, 15 de março de 2012

Galinha

Ou galo, caso trate-se de um macho, é uma das aves do mundo animal que não consegue voar. É possível que esta ave seja a que mais está distribuída por todo o mundo, e muito cedo esta foi domesticada pelo homem.

As galinhas são uma enorme fonte de alimentação e matérias para o Homem. Tanto a carne como os ovos das galinhas são comestíveis. As suas penas também são usadas para fabrico de tecidos ou para recheio de algo.

quarta-feira, 14 de março de 2012

Ganso

Os gansos estão directamente relacionados com os cisnes, mas aparentam ser um cruzamento entre estes e os patos. Os gansos procuram sempre climas quentes, pelo que em caso de mudança de temperatura, eles migram para onde houver calor.

Um pouco como as galinhas, os gansos também foram domesticados pelo menos propósito mas pelos antigos Egípcios. Existe uma especiaria com bastantes fãs chamada de “foie gras” e esta é feita com fígado de ganso.

segunda-feira, 12 de março de 2012

Melro-preto



Por cá o chamamos apenas de melro. Podemos encontrá-lo em vários países da Europa (sendo Portugal um deles), Ásia e norte de África. É uma ave que pode ou não migrar quando chegar a altura, dependendo do clima da zona onde se situa.
A alimentação do melro baseia-se em pequenos insectos e pequenos frutos. Facilmente podemos distinguir o macho da fêmea comparando a cor destes. O macho é normalmente todo preto, enquanto as fêmeas têm as penas castanhas.

O melro é um animal muito caçado, mas devido à abundância de exemplares, este não se encontra em vias de extinção. O melro é um pássaro muito referido em certos registos e trata-se de um ícone de certos grupos e organizações.

Pardal

Esta é a espécie de ave que mais distribuída pelo mundo está e que existe em maior número. Qualquer pessoa já viu pardais e quem vive numa área urbana certamente que todos os dias consegue ver pardais a voar na rua.


A sua alimentação varia dependendo da época onde se encontra. Ele quase todo o ano come todas as sementes que encontra, contudo em altura de reprodução, já procura mais insectos. Actualmente podemos encontrar o pardal em qualquer parte do mundo.

terça-feira, 6 de março de 2012

Pato

Trata-se de uma ave também muito comum tal como a galinha, mas não tão doméstica. A alimentação dos patos baseia-se em algas e outros tipos de vegetação aquática e também de pequenos seres invertebrados.


Apesar disto tudo, os patos também são uma enorme fonte de alimentação devido à sua carne. As suas penas também servem para vestuário e até acabam por serem entretenimento num ambiente de caça. Trata-se de uma espécie dotada com um sentido de orientação notável, daí migrar a certa altura.

segunda-feira, 5 de março de 2012

Pavão

O pavão é uma das aves mais belas existentes, devido especialmente à sua cauda de plumas. A sua alimentação baseia-se em pequenos insectos e outros animais invertebrados. Também é possível basearem a sua alimentação em sementes.


Em termos de reprodução, os pavões exibem as suas caudas perante a fêmea num ritual de acasalamento. As fêmeas podem pôr até 7 ovos e as crias nascem após 28 dias caso tudo corra bem.

sexta-feira, 2 de março de 2012

Pelicano

O pelicano é uma ave marinha cuja característica que mais o distingue das outras aves é o facto de ele ter um grande pescoço e este serve para guardar alimentos. É uma ave que pode ser encontrada em qualquer parte do mundo, contudo não em todos os países.


O seu comprimento consegue chegar em média aos três metros medindo pelas asas e o seu peso ronda os 12 quilos. Normalmente as fêmeas são mais leves e mais pequenas do que o macho. A alimentação dos pelicanos, tal como o tipo de ave indica, baseia-se em peixes.

quinta-feira, 1 de março de 2012

Pombo


O pombo é um pássaro muito comum, que facilmente vemos em qualquer lado estejamos onde estiver. Apesar de ser comum, é um pássaro com algumas características que os diferenciam dos outros, o que fez com que antigamente forem animais usados para os mais variados trabalhos.
Os pombos são capazes de voar a grande velocidade, o que fez com que fossem muito usados antigamente como pombos correio. São os melhores a detectar ruídos e têm um sentido de orientação fenomenal, conseguindo percorrer centenas de quilómetros sem se perder (mais uma característica que os transformou em carteiros aéreos).

A sua alimentação baseia-se em frutos e sementes. É muito habitual ver-se pessoas a darem de comer aos pombos com pequenas sementes e pedaços de pão, coisa que eles também gostam muito.
Os ovos dos pombos são chocados pelo macho e pela fêmea. Eles nascem cegos, mas começam a ver passado muito pouco tempo. Após cerca de um mês, as crias tornam-se independentemente e dá-se inicio a uma nova ninhada.