Os pinguins são excelentes nadadores e alcançam uma velocidade de 8 a 12 km/h, dependendo da espécie. As vezes, os pinguins dão saltos de vários metros por cima da águia. Isto lhes permite evitar ataques de predadores e permite-lhes também respirar. Também dão esses saltos quando querem alcançar alguma rocha a partir da água.
Essa habilidade para nadar não corresponde com a sua habilidade em terra. Os pinguins são muito trapalhões a andar, até têm de mexer as suas barbatanas para manter o equilíbrio. Quando querem descer um monte de neve, o fazem deslizando sobre os seus estômagos.
Todos os pinguins são aves muito sociáveis pois geralmente juntam-se com muitos exemplares machos numa colónia. As colónias são maiores em épocas de nidificação.
Todos os pinguins são aves muito sociáveis pois geralmente juntam-se com muitos exemplares machos numa colónia. As colónias são maiores em épocas de nidificação.
Todas as espécies de pinguins formam pares para aninhar. Normalmente põem entre 2 a 3 ovos de cor brancos e arredondados, excepto os pinguins imperadores e rei que apenas põem um ovo. Tanto a fêmea como o macho fazem turnos para chocar os ovos e alimentar os recém-nascidos. Quando as crias se tornam um pouco maiores, os pinguins pais vão ao mar em busca de alimentos enquanto as crias são protegidas por outros pinguins num único sitio onde ficam todas as outras crias que esperam pelos seus pais.
A comunicação entre os pinguins é realizada mediante um ritual de comportamento complexo, com movimentos de cabeça, penas, etc. As disputas por territórios são declaradas através de olhares entre oponentes, indicações e golpes com as barbatanas. O ritual para o cortejo da fêmea consiste em que macho inche o seu peito com a cabeça esticada para trás enquanto move as asas. O macho também emite uns sons parecidos com um zurrar.
Os pinguins são animais curiosos. Quando não têm um predador em terra, eles ficam cheios de confiança e respeito pelas pessoas, tanto que podem ser eles próprios que tentem ficar mais perto dos homens locais. Os ovos ou crias, assim como os pinguins feridos são os mais vulneráveis. Entre os seus principais inimigos estão os pombos da antárctica, o salteador polar, o leão-marinho e o elefante-marinho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário